segunda-feira, 26 de maio de 2014

III Encontro Nacional de Agroecologia



Comitiva do Rio Grande do Norte
O Centro Padre Pedro Neefs na pessoa de Joelma Menezes (Coordenadora Institucional) e a FETRAF na pessoa de Raimundo Canuto (Presidente do SINTRAF – Janduís), participaram do III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) que aconteceu entre os dias 16 e 19 de maio de 2014 no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), localizado na cidade de Juazeiro, Bahia. O Encontro reuniu aproximadamente 2.000 pessoas de todos os estados do Brasil e diretamente envolvidas na construção da agroecologia, sendo 70% agricultores familiares, camponeses, povos e comunidades tradicionais e pelo menos 50% mulheres.


O III ENA é promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), uma rede nacional composta por organizações, redes regionais e movimentos sociais de abrangência nacional e regional. Ancorada no princípio da “unidade na diversidade”, a ANA tem como objetivo construir convergências políticas e uma expressão pública unitária em torno a um projeto de transformação do mundo rural brasileiro fundado na defesa da agricultura familiar camponesa e dos povos e comunidades tradicionais em suas múltiplas expressões e identidades.

O objetivo central do evento é aumentar a coesão política e a expressão pública do campo agroecológico brasileiro. Para tanto, está organizado para dar respostas à seguinte questão: “Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?” Exemplos concretos previamente sistematizados por participantes do III ENA em suas regiões de origem forão a base para o debate em torno a essa questão.
Instalações Pedagógicas da Chapado do Apodi no III ENA


Joelma Menezes dentro das Instalações Pedagógicas da Chapada do Apodi no III ENA

Ato Político no III ENA sobre a ponte do Rio São Francisco





Joelma Menezes participando das discussões na Plenária Final do III ENA.


Gilberto Carvalho (Ministro-Chefe da Secretária Geral da República do Brasil), Camuru Paiva e Raimundo do Sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário