quinta-feira, 15 de maio de 2014

NOVAS TECNOLOGIAS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO


Seu Gutemberg ao lado da sua experiência de irrigação por gotejamento
O saber popular é fundamental na convivência com o semiárido. Esse tipo de conhecimento muitas vezes é passado de geração a geração. Nos últimos tempos foram criados os Intercâmbios de agricultor para agricultor e deles com técnicos. O resultado desse diálogo é bastante positivo, pois serve de instrumento para facilitar, potencializar e qualificar a comunicação entre as famílias do campo.

Gutemberg Câmara (52) morador do Sitio Riacho do Cunha no município de Olho D’água do Borges é um desses casos de sucesso. Após participar de um intercambio no estado do Ceará, o agricultor adquiriu uma serie de novos conhecimentos. As experiências vista por ele nesse encontro de agricultores e agricultoras fez com que ele construísse na sua propriedade um canteiro de irrigação feito com garrafas PETI.

A experiência funciona da seguinte forma: o agricultor espalha garrafas PETI em cima de cada muda de planta, fazendo um pequeno furo na tampa da garrafa, duas vezes ao dia ele enche a garrafa com água, uma pela manhã e outra na parte da tarde. O processo de irrigação por gotejamento é uma importante tecnologia de convivência com o semiárido, pois dessa forma, as plantas ficam sempre com as raízes molhadas e evita o desperdício de água.

A tecnologia aprendida no intercambio tem dado certo. Para fazer a irrigação do seu plantio Seu Gutemberg instalou aproximadamente 50 garrafas PETI distribuídas em locais diferentes. A principal atividade dele é o plantio de feijão, milho e alguns tipos de fruteiras, verduras e hortaliças.

A família de seu Gutemberg também o ajuda na agricultura, seus pais, irmãos e filhos são envolvidos no processo de plantio e colheita. A chegada da segunda água vai melhorar a produção em sua propriedade, tendo em vista que esse novo sistema de irrigação leva pouca água. Com a cisterna de 52.000 mil litros vai ser possível aumentar significativamente a produção.

A água das tecnologias da ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) trará mais esperança e felicidade à família de Seu Gutemberg.




Um comentário: