terça-feira, 16 de setembro de 2014

Políticas Públicas para as Mulheres do Sertão do Apodi.


A Educadora Inez Helena destaca a importância de garantir
a participação das mulheres no acesso as políticas públicas
Nesta segunda-feira (15), o Centro Padre Pedro Neefs recebeu a visita de Inez Helena Muniz Garcia, assessora técnica do CF8 (Centro Feminista Oito de Março). Inez é Carioca, Educadora e está trabalhando no projeto chamado MULHERES NO TERRITÓRIO DA CIDADANIA, ARTICULAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E ACESSO AS POLÍTICAS PÚBLICAS. O CF8 executa esse projeto em parceria com o ministério do desenvolvimento agrário.

O trabalho começou em julho com a formação da equipe técnica, logo em seguida, houve o encontro com as mulheres do Território do Sertão do Apodi e do Assu/Mossoró. Inez destaca que a vinda dela a nossa cidade tem o foco principal, nesse primeiro momento de articular as mulheres para se envolver no projeto. A reunião foi feita no SINTRAF e contou com a presença das mulheres sindicalistas, além de representantes das associações comunitárias e o Centro Padre Pedro Neefs.

O Centro Padre Pedro Neefs é um dos parceiros no município
desse importante projeto.
Ela acrescenta ainda, que pretende ouvir as pessoas de Janduís, suas expectativas, dificuldades e demandas em relação a participação no grupo de mulheres, visando principalmente uma capacitação dessas mulheres para o acesso a políticas públicas. Pois é sabido do grande número de programas e projetos para as mulheres, porém, é notório também as dificuldades que essas mulheres enfrentam para acessar a essas políticas.  As dificuldades surgem principalmente por falta de documentação ou pela elaboração de projetos.

Tentando solucionar esse problema, acontecerá no território do sertão do Apodi uma capacitação para as mulheres visando, o acesso as políticas públicas e contará com a participação de representantes de todos os municípios do território. Essas mulheres depois serão multiplicadoras em seus municípios. Além disso, acontecerá em todo o Estado Mesas de Conversas Temáticas, para que os municípios levem para esses encontros suas demandas em relação as necessidades quanto as políticas públicas. Esse trabalho segue até julho de 2015.

Inez continuará fazendo essas visitas de mobilização e a expectativa é que o trabalho surta efeitos positivos na vida das mulheres dos territórios do sertão do Apodi e do Assu/Mossoró. A educadora também destaca a importância de se criar uma rede de educação infantil na zona rural. Segundo ela esse é o principal desafio. Porém acredita que o “ideal comande real”, para que isso aconteça, precisa do esforço e da colaboração de cada um de nós.
Coordenadora Institucional do Centro Padre Pedro Neefs Joelma
Menezes ao lado da Educadora e Assessora Técnica do Projeto Inez Helena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário