quarta-feira, 9 de julho de 2014

CENTRO PADRE PEDRO ATINGE METAS DO P1+2



Processo de Construção da Cisterna Calcação
Fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos. Com esse objetivo o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) vêm mudando a vida do homem e da mulher do campo, bem como a paisagem do semiárido.

Ao longo de seis meses de execução desse termo, financiado pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), o Centro Padre Pedro está conseguindo atingir as expectativas e metas do programa. Ao todo 320 famílias serão beneficiadas com as tecnologias sociais da ASA, entre elas, cisterna calçadão, cisterna enxurrada, barreiro trincheira e barragem subterrânea.

Além da construção das tecnologias o programa também oferece cursos e capacitações. A equipe do Centro Padre Pedro nesse período já realizou encontros com as comissões municipais que são responsáveis em ajudar a acompanhar todos os processos e etapas do programa. Foi feito também curso de pedreiros e pedreiras, onde mais de 20 pessoas foram capacitadas para construir as tecnologias sociais.

O programa também capacitou 315 famílias nos cursos de GAPA (Gerenciamento de Recursos Para Produção de Alimentos) que tem por objetivo discutir temas como: aumento da produção da agricultura familiar, consumo de alimentos, como usar de forma consciente a água, técnicas de manejo do solo, canteiros econômicos e cuidar da qualidade da produção. Outra capacitação importante realizadas com essas mesmas famílias foi a do SSMA (Sistema Simplificado de Manejo de Água) que se divide em partes teóricas e práticas. Durante o curso os participantes puderam conversar sobre horticultura, ovino e bovinocultura, e a criação de galinhas. Na parte prática os participantes receberam orientações e construíram, juntos, um canteiro para cultivo de hortaliças e, ainda, prepararam o composto orgânico e biofertilizante para uso no preparo do solo.

O Programa Uma Terra e Duas Águas também proporcionou aos agricultores e agricultoras importantes intercâmbios intermunicipais onde os participantes puderam conhecer experiências exitosas, podendo se espalhar e assim procurar novas formas de convivência com o semiárido.

Ao todo o Centro Padre Pedro Neefs já construiu nos três municípios que está atuando Janduís, Triunfo Potiguar e OIho D’água do Borges, 70 cisternas calçadão, 49 cisternas enxurrada e 15 barreiros trincheira.

Agricultores e Agricultoras de Triunfo Potiguar participando de
intercâmbio em Janduís.
Na parte de sistematização de experiências o P1+2 contou a história de quatro famílias em dois banners e dois boletins. Casos de sucesso de pessoas que vivem da agricultura e que são destaques na região por meio do seu trabalho e produção.

Através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), mais de 28 mil famílias, ou 143.275 mil pessoas, estão tendo acesso à água para produção de alimentos no Semiárido. Associadas ao processo de formação, as tecnologias sociais criam melhores condições para que agricultores e agricultoras fortaleçam seus sistemas de produção, gerando segurança alimentar e nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário