segunda-feira, 14 de julho de 2014

Família na comunidade de Permissão em Janduís recebe intercâmbio de agricultores/as.


Visita de agricultores/as vindo de Apodi a comunidade de Permissão em Janduís
Na última quinta (10), tivemos o prazer de receber na comunidade de Permissão em Janduís, um grupo de agricultores e agricultoras vindos de Apodi/RN, com o intuito de conhecer a experiência da Família de Francisco Floriano Filho, popularmente conhecido por Novo. A estratégia de promover visitas entre agricultores/as é uma forma de difundir boas iniciativas de convivência com o semiárido.

O objetivo da visita é conhecer experiências positivas com produção agroecológica e gestão de água pela agricultura familiar. A viagem faz parte do Programa Uma Terra e Duas Águas - P1+2, idealizado pela Articulação do Semiárido executado pela Terra Viva.

A visita foi acompanhada pela equipe do Centro Padre Pedro Neefs. Para o técnico Dário Arruda “conhecer a realidade do município de Janduís, e a resistência do povo em relação à seca ajudará as famílias de Apodi que tem boa captação de recursos hídricos, possibilitará uma reflexão acerca das diversas formas de convivência com o semiárido, tendo em vista que na experiência de Novo é utilizada pouca água, diante das dificuldades e das poucas chuvas da região”.

Os agricultores/as vindos de Apodi disseram que se sentiram felizes e realizados com a visita a propriedade da família de Janduis, e ao mesmo tempo surpresos de como Novo consegue usando pouca água ter uma produção tão boa.

O animador da Terra Viva Audimar Fernandes avaliou o momento como bastante proveitoso e acredita que os agricultores/as vindos de Apodi levaram consigo a coragem e a força de vontade da Família de Novo. Ao todo 22 beneficiários estiveram participando do intercambio. O encontro também ofereceu a possibilidade de perceber que é através das tecnologias sociais e da solidariedade que se faz a melhoria da qualidade de vida do povo do semiárido.

Dário Arruda técnico do Centro Padre Pedro Neefs

Francisco Floriano Filho (NOVO)



Nenhum comentário:

Postar um comentário