sexta-feira, 18 de julho de 2014

CENTRO PADRE PEDRO NEEFS RECEBE AUDITORIA DA ASA



Equipe do P1+2 com a auditora da ASA,
a contadora Iris Elizabeth

Nos dias 17 e 18 do mês corrente, o Centro Padre Pedro Neefs, localizado no município de Janduís/RN, recebeu a auditoria interna da AP1MC (Programa Um Milhão de Cisternas). A visita teve por objetivo analisar a movimentação produzida até o presente momento, ou seja, a documentação financeira relacionada ao projeto visitado, processo de compras, contratação de obras e serviços, contratos com prestadoras de serviços, toda a documentação relacionada à equipe vinculada ao projeto, folha de pagamento, dados físicos mediante listas de presença e contabilidade, referente ao projeto P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas), financiado pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento).
A auditora da ASA (Articulação Semiárido Brasileiro), a contadora especialista em auditoria, pericia e controladoria Iris Elizabeth de Santana, afirma que a visita as UGs (Unidades Gestoras) tem o objetivo inicial em formar a parte administrativa e financeira para o financiador, tendo em vista que a auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. A ausência de controles adequados para entidades de estrutura complexa como a do Centro Padre Pedro Neefs, a expõe a inúmeros riscos, frequentes erros e desperdícios.
Iris Elizabeth ainda destaca que a auditoria é o instrumento através do qual o Centro Padre Pedro Neefs, consegue, através de análises das demonstrações financeiras e patrimoniais, revisar livros e registros, para a partir dai apresentar pareceres e relatórios sobre a situação da ONG, determinando possíveis ações e/ou novos procedimentos operacionais.
No primeiro momento a auditora Iris Elizabeth foi recebida pela coordenação da entidade na pessoa de Joelma Menezes e Dário Arruda, ambos acreditam que é possível melhorar cada vez mais o trabalho através da parceria entre a UG e a AP1MC. Deram continuidade aos trabalhos de auditoria a Coordenadora do P1+2 Martilene Duarte da Costa, a Gerente Financeira Barbara Priscila e a Técnica Administrativa Raylla Brito. Segundo Iris Elizabeth o Centro Padre Pedro Neefs está de parabéns pelo trabalho e organização da equipe. Para ela o trabalho está tranquilo e atendeu a proposta inicial, a equipe possui boa formação, é bem esclarecida e atende a todos os requisitos do financiador.
O Centro Padre Pedro Neefs se sente grato e com o espírito de dever cumprido, tendo em vista a organização da entidade, tão elogiada pela contadora da ASA. Para a Coordenadora do P1+2 Martilene Duarte a auditoria é um momento importante, produtivo, para que se possa trabalhar com segurança atendendo os princípios legais e éticos do programa.
Conclui-se que essas atividades assumem extrema importância para processo de transparência das instituições ligadas a ASA (Articulação Semiárido Brasileiro).
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário