segunda-feira, 9 de junho de 2014

ASA Potiguar se mobiliza para propor tema central do IX EnconASA.

O Rio Grande do Norte recebe o encontro nacional da ASA próximo ano, em
Mossoró.
A Articulação no Semiárido Potiguar se reuniu na terça e quarta-feira esta semana (03 e 04), em Mossoró, para discutir e propor o eixo temático que servirá de mote para as atividades do Encontro Nacional da ASA, evento que ocorre a cada dois anos, e que terá sua próxima edição em 2015, na mesma cidade. A oficina contou com representantes da Coordenação Executiva da ASA nacional, coordenação da ASA Potiguar e representantes das instituições que compõe a rede, além do professor da UFERSA Joaquim Pinheiro e a militante do MST Lourdes Vicente.
Após a mística de abertura, Lourdes iniciou a atividade relatando sua experiência com a militância do MST no Ceará e sobre a situação latifundiária no semiárido e a perspectiva dos movimentos sociais nesse embate. Em seguida o Prof. Dr. Joaquim Pinheiro, da UFERSA, resgatou a história da agricultura até o modelo do agronegócio e seus impactos na sociedade e a pressão na agricultura familiar.
Após colocações e discussão baseada nas falas, o momento da tarde foi reservado para uma atividade de grupos, que discutiram internamente e chegaram a temas geradores que foram posteriormente apresentados ao coletivo. A partir dessa metodologia o grupo estabeleceu os temas estruturantes para a criação da identidade que o RN deseja imbuir ao EnconASA.
A manhã seguinte foi dedicada à elaboração final do tema central e eleição de 8 subtemas a partir dos trabalhos realizados no dia anterior. O encaminhamento é que o IX EnconASA tenha como eixo temático ASA 15 anos: Vozes e povos resistindo e transformando o semiárido em defesa e afirmação dos direitos da agricultura familiar de base agroecológica, que será apresentado como proposta do estado para ser discutido na reunião da Coordenação Executiva da ASA nacional.
 
Por Caio Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário