sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Centro Padre Pedro continua a construção das cisternas e dos barreiros trincheiras.


Maria José e Expedita (Nenzinha) Moradoras da Comunidade
de Permissão em Janduís é só alegria com sua cisterna.
Com a meta de construir 320 tecnologias sociais, entre elas: cisterna calçadão, cisterna enxurrada, barreiro trincheira e barragem subterrânea nos municípios de Janduís, Olho D´Água do Borges e Triunfo Potiguar, o Centro Padre Pedro Neefs continua o processo de construção, já se aproximando das 200 tecnologias construídas, trazendo melhorias na qualidade de vida das famílias do semiárido potiguar.

Ajudar na produção e a soberania alimentar das famílias que vivem na Região Semiárida do Brasil, garantindo o acesso à água de qualidade. Esse é o grande objetivo do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), iniciativa promovida pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e que conta com a participação e colaboração dos moradores de cada um dos municípios envolvidos no programa. A ideia é unir forças para traçar um futuro com mais dignidade e qualidade de vida para as famílias agricultoras que mais sofrem com as estiagens no Brasil, promovendo e assegurando o acesso à água de qualidade.


Barreiro Trincheira
As cisternas têm capacidade para armazenar 52.000 litros de água, já o barreiro trincheira pode chegar aos 600 mil litros de água. Com todo esse potencia hídrico, as famílias beneficiadas podem ter mais conforto e a comodidade na diminuição das longas jornadas na busca pela água. Esses fatores são elementos que oferecem novas perspectivas na qualidade de vida das famílias.

O Centro Padre Pedro Neefs visitou as tecnologias essa semana, e a cada família visitada um depoimento novo de felicidade por parte dos agricultores/as. A equipe do P1+2 acredita que em breve atingirá a meta das 320 tecnologias sociais que trará novas esperanças na garantia da permanência e sobrevivência das famílias no campo.


Martilene Duarte Coordenadora do P1+2 e Barbara Taisa Coordenadora
do Centro Padre Pedro visitando as famílias de Olho D'água do Borges.

Um comentário:

  1. Ansioso para receber a minha e, com ela fechar o ciclo contra a escassez de água

    ResponderExcluir