terça-feira, 26 de agosto de 2014

CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO


Programa Uma Terra e Duas Águas muda a paisagem
do Semiárido Potiguar.
O Centro Padre Pedro Neefs comemora os resultados positivos da execução do termo do BNDES do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). A equipe do programa acredita que vem cumprindo com as metas exigidas, além disso, estamos conseguindo atingir o principal objetivo do programa que é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro, promovendo a soberania, a segurança alimentar e nutricional, além da geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.

O Centro Padre Pedro Neefs tem atuado em três municípios potiguares. Além das famílias de Janduís, são contempladas também as famílias de Olho D’água do Borges e Triunfo Potiguar. Com apenas sete meses de execução do projeto, a imagem do semiárido do oeste potiguar começa a mudar. Já foram construídas 201 tecnologias sociais ao longo desse processo. Sendo 113 cisternas calçadão, 25 Barreiros Trincheira e 63 Cisternas Enxurradas, além dos cursos em Manejo de Água e das capacitações para produção de alimentos.

Uma das mais fortes imagens construídas do semiárido brasileiro é a da seca. De fato, a escassez de água se apresenta como uma realidade concreta e um dos grandes pontos de estrangulamento do desenvolvimento social, porém, acreditamos que é possível sim conviver com a estiagem e uma das principais experiências de sucesso são as tecnologias sociais da ASA. Pois além da construção é feito também a formação educativa para utilizar aquele recurso.

Durante a semana recebemos também a Visita de Iris Santana auditora fiscal da PIMC (Programa Uma Milhão de Cisternas), que veio a nossa instituição orientar e fiscalizar o uso correto dos recursos, a mesma parabenizou o Centro Padre Pedro por sua organização, ética e moral na utilização dos recursos e no trabalho que vem desenvolvendo com o P1+2.

O Centro Padre Pedro Neefs também contou no seu boletim a história da Família de Dona Da Paz e Seu Antonio, moradores da Serra de João do Vale em Triunfo Potiguar. A família vive exclusivamente da agricultura, onde conseguem produzir diversos tipos de alimentos, gerando renda e garantindo a segurança alimentar da familiar. Sistematizar experiências de sucesso é também um importante objetivo do P1+2.

Com o uso da construção dos Barreiros Trincheiras executados pela equipe do Centro Padre Pedro Neefs, recebemos essa semana a visita da equipe de animadores e técnicos do Centre Feminista Oito de Março (CF8), que veio conhecer o processo de construção dessa importante tecnologia de convivência com o semiárido. O CF8 é uma instituição parceira do Centro Padre Pedro Neefs e também está executando um termo do BNDES. Eles têm sede em Mossoró e atuam também em outras regiões do nosso Estado.

É com transparência e respeito que a equipe do Programa Uma Terra e Duas Águas vêm desenvolvendo seu trabalho junto às famílias agricultoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário