quarta-feira, 26 de março de 2014

Caso de Sucesso no Rio Grande do Norte


A resistência, perseverança e esperança são as palavras de ordem que mantiveram e mantêm há décadas os agricultores e agricultoras em suas comunidades, fazendo das dificuldades superação, tornando-se assim protagonistas da sua história, fazendo surgir do semiárido experiências exitosas, pessoas que são elementos essências de transformação social, financeira e cultural do meio rural.

Dentro dessa perspectiva surge a CREDIOESTE SOL (Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar), que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar da região através da mutualidade e assistência financeira dos cooperados nas atividades de produção, armazenamento e comercialização. Vale salientar que a CREDIOESTE SOL é a única cooperativa de crédito do Rio Grande do Norte e é filiada ao UNICAFS (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária).

Dentre muitos casos de sucesso, conhecemos a senhora Expedita Gurgel de Brito, popularmente conhecida como Nenzinha. Moradora da Comunidade de Permissão, no município de Janduís, ela é mais uma das que acredita e luta por uma melhor qualidade de vida através da Agricultura Familiar.

A agricultora se destacou como empreendedora, chamando atenção de todos (as) a partir do Acesso ao Credito (PRONAF, Valor R$ 800,00 para aves e bovinos) da CREDIOESTE SOL. Através do empréstimo cedido, Nenzinha conseguiu fomentar a sua produção, gerando mais renda para sua família.

Segundo a agricultora “a CREDIOESTESOL mudou minha vida, o acesso é melhor, lá somos bem recebidos, respeitados e a burocracia é menor, só precisei da uma viagem para acessar o credito, enquanto que nos outros bancos eu canso as pernas para retirar um credito e sem falar que cada uma dá uma informação diferente nos fazendo de besta. CREDIOESTESOL minha cooperativa de crédito, me ajudou a ampliar a minha renda familiar, esses dois acessos de R$ 800,00, fizeram com que eu comprasse mais galinhas e mais uma vaca”

Com as galinhas adquiridas através do acesso ao crédito, Nenzinha vende os ovos para a Feira Agroecológica onde faz acontecer a economia solidária, é também filiada ao Núcleo de Comercialização Solidária Xique –Xique. Além disso, faz bolos para vender no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

O pensamento de que a saúde entra pela boca, já está mais do que comprovado, através de reportagens quase cotidianas, produtos vendidos na Feira Agroecológica, produzido ou cuidado por agricultores como Nenzinha desperta o interesse de muitos, pois além da qualidade os custos são mais baixos.

Outro fato interessante é que Nenzinha tornou sua moradia um espaço mais agradável com o cultivo de flores, jardinagem ao redor da sua casa. O embelezamento da propriedade favorece a autoestima dela e de toda sua família. Sua casa tornou-se um espaço mais agradável, propiciando prazer à proprietária. 

Com a vaca, aumentou o leite no qual ela produz doces, cocadas e biscoitos de nata  para vender na feira.

Além disso, a agricultora também participa de reuniões da associação comunitária local onde discute políticas públicas para o meio rural.

Nenzinha é um exemplo bem sucedido de pessoas que acessa e aplica o crédito de maneira correta. Essa é uma das vantagens de associar-se a CREDIOESTE SOL, tendo em vista que um dos seus pilares fundamentais é que os cooperados atinjam resultados positivos e satisfatórios.

A agricultora também faz parte do grupo de mulheres produtoras de alimentos e medicamentos caseiros. É Sócia do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar).

O objetivo é que essas tantas outras experiências exitosas, possam tornar-se conhecidas e que “proliferem” e renasçam em todos os cantos,  se adequando e respeitando os saberes e vivências do homem e da mulher do campo.


Doces Caseiros Produzidos Por Nenzinha

Nenzinha é só alegria participando da Feira Agroecológica de Economia Solidária de Janduís

Nenhum comentário:

Postar um comentário