quarta-feira, 12 de março de 2014

EQUIPE DO P1+2 REALIZA GAPA



A equipe do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) do Centro Padre Pedro Neefs, realizou nas cidades de Janduís, Olho D’água do Borges e Triunfo Potiguar a capacitação do GAPA (Gestão de Água para Produção de Alimentos). A formação atende principalmente agricultores e agricultoras que já possuem água para consumo da família.

No GAPA são transmitidas informações de como calcular a quantidade necessária de água para molhar as plantações e saciar a sede dos animais, além disso, temas como: aumento da produção da agricultura familiar, consumo de alimentos, como cuidar da água,... cuidar da cisterna, gênero, canteiros econômicos, queimadas, cuidar melhor do solo, entre outros, foram debatidos entre as famílias beneficiárias, dentre outras formas de gerenciamento de recursos hídricos.

As orientações serão muito úteis para as/os agricultores/as que em breve serão contemplados/as com cisternas-calçadão e cisternas-enxurrada, que tem a capacidade de guardar 52 mil litros de água da chuva.

A água de boa qualidade será utilizada para a produção agropecuária. As tecnologias sociais são definidas como um conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida.

Os cursos aconteceram na Comunidade de Permissão em Janduís, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Olho D’água do Borges e na Serra de João do Vale no município de Triunfo Potiguar. Os três cursos contaram com uma grande participação, atingindo as expectativas de todos que fazem parte da equipe do programa.

O GAPA foi ministrado pela Técnica em Gestão Ambiental Gabriely Tavares.


Gabriely Tavares, Dário Arruda e Barbara Fernandes

GAPA - Comunidade de Permissão - Janduís

GAPA - Olho D'água do Borges

GAPA - Serra de João do Vale - Triunfo Potiguar

Nenhum comentário:

Postar um comentário