quarta-feira, 26 de março de 2014

CCT FLORESTAL REALIZA IMPORTANTE TRABALHO NA COMUNIDADE DE PAU DE LEITE EM JANDUÍS/RN


Coordenador de Formação Política do CPPN Dário Arruda ao lado da Equipe da CCT Florestal.
A consciência e o respeito ao meio ambiente se tornam cada vez mais necessários na sociedade em que vivemos. Diante desse contexto, os governos, Ong’s, instituições, associações comunitárias e demais entidades, buscam incansavelmente soluções para melhorar as condições da vida humana.

A comunidade de Pau de Leite no município de Janduís foi contemplada com um projeto que busca justamente isso, conscientizar as pessoas da importância da preservação do meio ambiente.

Além de Janduís, Florania e Caraúbas também estão inseridos nesse projeto, que é desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro, através da Empresa CCT Florestal – Contato e Consultoria Técnica, com mais de 10 anos de experiência com o manejo florestal sustentável. A empresa conta com as engenheiras florestais Renata Marinho e Mayara Medeiros, o auxiliar técnico Aritano Medeiros, e com o Engenheiro Florestal Dr. Lúcio Coutinho que é o Coordenador da Equipe.

Pau de Leite é a única do município de Janduis que participa do projeto, tendo em vista que os agricultores e agricultoras fizeram a inscrição e cadastramento, além de montarem um projeto para concorrer com outras comunidades rurais num edital lançado pelo Serviço Florestal Brasileiro.

O trabalho da CCT Florestal é de prestar apoio técnico as famílias daquela localidade fazendo o manejo florestal sustentável, ou seja, a retirada de lenha de maneira sustentável. Além da consciência ambiental, a família também aumenta sua renda. O manejo florestal vem a acrescentar mais uma cadeia produtiva, mais uma forma de fixar o homem no campo.

Para a comunidade esse projeto é de extrema importância, pois, se antes eles faziam a retirada ilegal da lenha e vendiam por preços baixos, sem ter o conhecimento e principalmente a consciência ambiental dos problemas que essa retirada de árvores pode acarretar para o nosso planeta, para nossas vidas. Hoje eles estão tendo a oportunidade de aprender e principalmente de conhecer a importância do trabalho sustentável.

O objetivo da CCT florestal é desenvolver oficinas de conscientização e capacitações para que os agricultores e agricultoras possam aprender as técnicas de manejo, façam o DOF (Documento de Origem Florestal), se tornando independentes. A equipe irá auxiliar a comunidade pelo período de três anos.

Com a autorização da retirada de maneira sustentável, empresas como: padarias, churrascarias, cerâmicas, entre outras, podem ter acesso a essa madeira de Maneira legal, os produtores podem vender, por um preço mais alto em virtude da qualidade e da legalização do produto. Aumentando assim a sua qualidade de vida, e não gerando problemas para o meio ambiente.

O centro Padre Pedro Neefs é parceiro do projeto, tendo em vista a importância deste trabalho para a comunidade rural de Pau de Leite em Janduís/RN.
Coordenadora do P1+2 Martilene Duarte recebendo a equipe do CCT Florestal
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário