segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

APRESENTAÇÃO DO P1+2 AO FÓRUM DOS MOVIMENTOS POPULARES DE JANDUÍS



Na manhã última segunda-feira dia 27/01/2013 ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís a reunião do FOMOP (Fórum dos Movimentos Populares), que tem por objetivo reunir todas as associações comunitárias de Janduís com o intuito de planejar, avaliar e refletir sobre metas para o melhoramento da qualidade de vida das famílias do campo.
Dentre as pautas em questão, estava à apresentação do Programa Uma Terra e Duas Águas o P1+2, projeto esse que será executado pelo Centro Padre Pedro Neefs. Na oportunidade, a Coordenadora Institucional Joelma Menezes fez uma explanação sobre o objetivo da entidade, uma organização não governamental de assessoria, execução, prestação de serviços e capacitação, que atua em Janduís e municípios circunvizinhos, com a finalidade de incentivar as práticas Agroecológicas e Solidárias, no sentido de fortalecer principalmente a Agricultura Familiar, respeitando as relações de gênero, geração e etnia.
O P1+2 é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para convivência com o Semiárido da ASA. Através desse programa, mais de 12 mil famílias, ou 60 mil pessoas, estão tendo acesso à água para produção de alimentos no Semiárido. Associadas ao processo de formação, as tecnologias sociais criam melhores condições para que agricultores e agricultoras fortaleçam seus sistemas de produção, gerando segurança alimentar e nutricional.
O Programa será executado pelo Centro Padre Pedro Neefs e ficará sobre a coordenação técnica de Martilene Duarte. Os demais membros da equipe são: Barbara Priscila (Gerente Administrativa e Financeira), Raylla Brito (Auxiliar Administrativa), Adriano Oliveira (Comunicador Popular), Francisco Fernandes, Fraciélio Duarte, Lindenberg da Silva e José Wilson (Animadores).
O P1+2 tem por finalidade promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras, além de gerar emprego e renda a elas, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e de água para a produção de alimentos.
O programa será instalado em três municípios: Janduís, Olho D’água do Borges e Triunfo Potiguar, e contará com 320 tecnologias, dentre as quais destacamos: cisterna-calçadão, cisterna-enxurrada, barreiro trincheira e barragem subterrânea, divididos entre as cidades citadas.
Durante o encontro foi montado à comissão municipal (CEM), que tem por finalidade assessorar e acompanhar o trabalho da equipe do P1+2. A equipe é composta por cinco representantes. Wigna Brito de Souza Araújo representando a FOMOP, Aldenor Alves de Arruda representando a Associação de Livramento, Silvana Hipolito Monteiro representante da Associação de Poço da Forquilha, Francisco Pereira Filho representante da Associação de Verruma, Antonio Francisco Fernandes Duarte representando o SINTRAF.

Na ocasião foi agendado os encontros nas comunidades rurais para fazer a apresentação do projeto aos interessados, e em seguida, dá inicio ao cadastramento das famílias.



Equipe do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2)

Wigna Brito - PRESIDENTE DA FOMOP

Sindicalista Raimundo Canuto de Brito

Joelma Menezes - Coordenadora Institucional do Centro Padre Pedro Neefs








Francisco Fernandes um dos animadores do P1+2

Martilene Duarte Coordenadora Técnica do Programa Uma Terra e Duas Águas fazendo a apresentação do programa


Animadores do P1+2

Vereadora Lázara Maia


Nenhum comentário:

Postar um comentário