segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Equipe do P1+2 inicia capacitação para pedreiro (a).

Nesta terça-feira (18), terá inicio o curso de pedreiro, dando inicio assim, a construção das tecnologias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Os municípios contemplados com essas tecnologias são: Janduís, Olho D'água do Borges e Triunfo Potiguar. Nessa primeira etapa, aproximadamente 30 homens e mulheres estão cadastrados para participarem do curso.

Durante os 10 dias de capacitação os participantes irão aprender como construir cisternas-calçadão e cisternas-enxurrada. As tecnologias adotadas pelo P1+2 são simples, baratas e de domínio dos agricultores e agricultoras.

As cisternas Captam a água de chuva por meio de um calçadão de cimento de 200 m², construído sobre o solo. Com essa área do calçadão, 300 mm de chuva são suficientes para encher a cisterna, que tem capacidade para 52 mil litros. Por meio de canos, a chuva que cai no calçadão escoa para a cisterna, construída na parte mais baixa do terreno e próxima à área de produção. 


Já a cisterna-enxurrada tem capacidade para acumular 52 mil litros e é construída dentro da terra, ficando somente a cobertura de forma cônica acima da superfície. O terreno é utilizado como área de captação. Quando chove, a água escorre pela terra e antes de cair para a cisterna passa por duas ou três pequenas caixas, uma seguida da outra, que são os decantadores. Os canos instalados auxiliam o percurso da água que escoa para dentro do reservatório. Com a função de filtrar a areia e outros detritos que possam seguir junto com a água, os decantadores retêm esses resíduos para impedir o acúmulo no fundo da cisterna.


O curso de pedreiro acontecerá na comunidade de Permissão, município de Janduís, na residência de Seu Chicão. As máquinas já começaram o trabalho de perfuração dos buracos para construção das cisternas.

O semiárido fica mais alegre e na expectativa das chuvas para que a vida dos agricultores e agricultoras se tornem cada vez melhor. O acesso as novas tecnologias do P1+2 vem fomentar cada vez mais a produção e a qualidade de vida do homem e da mulher do campo.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário