terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Experiências satisfátorias do Semiárido

Francisca Rita de Brito
Contemplada com uma das tecnologias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) a agricultora Francisca Rita de Brito é só felicidade. Moradora da Comunidade de Permissão no Município de Janduís/RN, Rita vive em função daquilo que produz, além da agricultura, ela produz medicamentos caseiros e participa da Feira Agroecológica da Economia Solidária.

Desde o ano de 2006 essa Feira é formada por Agricultores familiares que apostam  na adoção de um projeto com características típicas da economia popular e solidária. A feira é realizada com base no reconhecimento da importância da agricultura familiar, que tem características voltadas para a comercialização de produtos naturais, sem a aplicação de agrotóxico, produzidos em parceria pelas famílias do município. Os produtos passam a ser disponibilizados aos consumidores todas as segundas-feiras, no Mercado Público Municipal, onde é realizada a feira livre.


A ideia nasceu em conjunto com as ONGs Associação Santa Teresinha, Visão Mundial e Centro Padre Pedro Neefs. O projeto conta ainda com o apoio técnico do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís e Fórum dos Movimentos Populares de Janduís.

Com a chegada desta tecnologia a casa de Dona Rita, sua expectativa só aumenta em torno do aumento de sua produção. Na Feira Agroecológica ela comercializa aves, como galinha, peru, pato, entre outros, bem como, doces e cocadas. Além disso, ela também faz parte de um grupo de mulheres que produzem e comercializam medicamentos fitoterápicos. Com a chegada da segunda água, sua produção tende a aumentar, melhorando cada vez, sua renda e de sua família. Segundo Dona Rita “a coisa vai ficar muito melhor agora”.

                                        








Nenhum comentário:

Postar um comentário