terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

P1+2 INICIA CURSO DE PEDREIRO




Foi aberto oficialmente na manhã desta terça-feira (18), o curso de pedreiro do Programa Uma Terra e Duas Águas. No primeiro momento foi apresentada a equipe do P1+2 pela Coordenadora Técnica Martilene Duarte, que também destacou a importância do Centro Padre Pedro Neefs para o nosso município, tendo em vista, que o CPPN é uma ONG que tem por finalidade, incentivar as práticas agroecológicas e solidárias, no sentido de fortalecer a agricultura família respeitando as relações de gênero, geração e etnia. Além disso, Martilene Duarte também destacou a importância das tecnologias do P1+2 para as famílias do campo.

Na oportunidade estiveram presentes representantes do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar). O Sindicalista Raimundo Canuto de Brito frisou a importância das construções das cisternas nas comunidades rurais, já que essa segunda água vem para fomentar cada vez a produção dos agricultores e agricultoras.

Inicialmente estiveram presentes no curso aproximadamente 20 homens, esse número tende a aumentar já que o curso terá duração de 10 dias. Para dar essa capacitação foram contratados dois instrutores, Severino Menino e Josivam, ambos com uma longa experiência na construção de cisternas, já tendo inclusive participado de outros programas.

Para o Animador do P1+2 Francisco Fernandes a tendência é que o curso atinja uma boa participação, bem como as expectativas do Programa, tendo em vista que o conhecimento é o alicerce fundamental para qualquer bom profissional. Além da parte teórica, os participantes vão participar da construção de uma cisterna-calçadão, tendo dessa forma, a parte prática da obra.

O curso acontece na casa de Seu Chicão na comunidade de Permissão em Janduís/RN, além do nosso município, participa também do curso, pedreiros da Cidade de Olho D’água do Borges. 


Coordenadora Técnica - Martilene Duarte
Presidente do SINTRAF - Raimundo de Chicão
Animadores do P1+2 - Francisco Fernandes e Franciélio Duarte
Comunicador Popular - Adriano Oliveira
Escavação da Primeira Cisterna-calçadão

Alunos do Curso de Pedreiro já preparados para o inicio da aula

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário